PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Graduação
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O Curso

 

Estrutura do Curso

A atual proposta da graduação em Comunicação Social: Habilitação em Publicidade e Propaganda, formalizada a partir das ementas, objetivos, conteúdos e bibliografias adotadas busca a formação de um profissional crítico, ético e comprometido com as transformações e inovações do mercado da Propaganda em todas as suas áreas de abrangência: web, rádio, televisão, e outros meios de comunicação impressa, sendo capaz de desenvolver uma prática competente e compromissada com a profissão e com a sociedade.

A matriz curricular proposta para essa Habilitação para 2010/1 foi formulada em conjunto com a habilitação Jornalismo. Partindo da raiz “Comunicação Social”, as matrizes contêm 50% de disciplinas de núcleo de formação comum e outros 50% de disciplinas específicas de cada Habilitação. Contemplam, portanto, em sua amplitude a formação de um profissional de comunicação ético, autônomo e capacitado para a realização de suas atividades profissionais com qualidade e em estreita consonância com as demandas da contemporaneidade.

Coerente com sua missão e consciente de que o uso dos meios de comunicação transforma de modo fundamental, a organização da vida social, abrindo caminhos para novas formas de ação, de interação e de exercício de poder, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás se propõe a empreender a implantação de um projeto de qualidade para a formação do profissional de Publicidade e Propaganda.

Nesta perspectiva e unindo a formação científico-tecnológica e a crítico-humanista, a PUC Goiás tem como meta a formação do profissional que, desempenhando suas funções de Publicitário, reflita sobre sua atuação como construtor da sociedade e incorpore permanentemente novos desafios e oportunidades.

Assim, o curso de que trata o presente Projeto Pedagógico, além de significativo e necessário é promissor, pois oferece aos seus egressos, possibilidades reais de ingresso em termos de um campo de trabalho em franco crescimento e atualização.

 

Por que cursar Publicidade e Propaganda na Católica?

O curso de Publicidade e Propaganda da PUC tem como uma de suas prioridades, a preocupação com o papel da universidade, no campo da pesquisa e produção de conhecimentos sistematizados que respondam qualitativamente pelas demandas da sociedade tecnológica e globalizada, nacionalizando e regionalizando o que aqui se produz, rompendo assim com a dependência cultural dos países dominantes.


Nesse sentido, a formação do profissional de Publicidade e Propaganda deve ser redefinida com vistas a um perfil de egresso preparado para o exercício efetivo da comunicação integrada, excedendo à criatividade e integrando seu trabalho ao uso de ferramentas e estratégias mercadológicas eficientes.


Uma das prioridades é permitir que o aluno aprenda a investigar, a produzir, analisar e criticar conhecimentos já produzidos e sistematizados, sobretudo aqueles colocados como legítimos e inquestionáveis, pois é por ai que a ideologia dominante se instala entre nós. Cabe aos responsáveis pela gestão do curso ajudar os alunos a “aprender a aprender”. Isso requer o compromisso de todos com a educação continuada, entendendo a pesquisa como princípio educativo.

 

O Ato da Aprovação, Criação e Reconhecimento do Curso

O curso de Comunicação Social: habilitação Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Goiás foi aprovado em 16/12/2005 através do Ato Próprio Normativo nº 042/2005 pelo CEPEA – conselho de ensino, pesquisa, extensão e administração.


O curso de Comunicação Social: habilitação Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Goiás foi criado em sessão ordinária realizada em 13/01/2006 através da resolução nº 003/2006-CEPEA – conselho de ensino, pesquisa, extensão e administração.


O curso de Comunicação Social: habilitação Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Goiás foi reconhecido pelo MEC através da Portaria nº 596 – 26/06/2007 e publicada no "Diário Oficial" da União em 27/06/2007.

 

Resultados das Avaliações do MEC

Em agosto de 2006, o curso de Publicidade e Propaganda recebeu os avaliadores do MEC que reconheceram o curso com nota 4 em estrutura e organização didático-pedagógica, obtendo média superior a todos os cursos de Propaganda do Estado de Goiás, o que demonstra a expectativa positiva do curso em relação ao mercado e à sociedade.

  

Objetivos gerais do Curso de Publicidade e Propaganda

- Construir conhecimentos, propiciando o desenvolvimento de competências, habilidades e a formação de atitudes requeridas para o exercício qualificado das práticas em Publicidade e Propaganda. E integrando disciplinas teóricas e práticas laboratoriais, estágios e projetos experimentais e atividades complementares de extensão universitária, enfatizando o espírito crítico e a postura ética do profissional publicitário a ser formado.

 

Objetivos específicos do Curso de Publicidade e Propaganda

São considerados objetivos específicos desta Habilitação:
- desenvolver competências, domínio de conhecimentos, aquisição de habilidades e atitudes para formar um profissional conhecedor da condução das práticas publicitárias em suas diferentes aplicações;
- dominar conhecimentos teóricos, práticos e tecnológicos que viabilizem o seu ingresso qualificado no mundo do trabalho;
- exercitar técnicas publicitárias, fazendo uso de ferramentas, instrumental e equipamentos tecnológicos de ponta, proporcionando ao aluno mais proximidade à realidade do mercado de comunicação;
- capacitar o acadêmico para atuar no mercado de trabalho formal e também estimulá-lo ao empreendedorismo e à gestão de seu próprio negócio;
- comprometer-se com a atualização e aprofundamento em sua área específica de trabalho e áreas afins, com postura crítica e ética;
- planejar, criar e produzir campanhas de comunicação, mediante a utilização de variadas linguagens e meios de comunicação;
- incentivar pesquisas tecnológicas sobre imagem e som, desenvolvendo novas técnicas de produção, rompendo paradigmas de comunicação;
- desenvolver a consciência de que a Comunicação Social é um serviço que deve ser voltado para o bem comum e a qualidade de vida da humanidade;
- acompanhar e analisar as campanhas publicitárias, identificando seus impactos sobre as pessoas, discutindo amplamente seu sentido ético e de persuasão;
- exercitar a objetividade e o raciocínio que as mensagens publicitárias requerem, visando a produção com excelência;
- apurar o gosto estético, capacidade de persuasão e legitimação da propaganda.

 

 Critérios de Avaliação

No Curso de Publicidade e Propaganda existe uma preocupação teórico-prática intensa relacionada a todas as disciplinas de formação específica do curso. Assim, todas as médias são calculadas a partir do desenvolvimento e produção diária individual e em grupos (agências de Trabalho) pelos alunos, a partir da explanação teórica. Afinal, propaganda se aprende praticando. Assim a avaliação do aprendizado é realizada de forma processual e aglutinada na forma de duas notas parciais no semestre - N1 e N2 - que são calculadas para resultar na média final - MF. Esta é obtida pelo seguinte cálculo
N1 x 0,4 + N2 x 0,6 / 2 = MF
Para aprovação em qualquer disciplina o discente deve alcançar média final igual a 5,0 e ter no mínimo 75% de presença nas aulas.

 

Valor das Mensalidades

O curso é composto de 8 períodos (4 anos). Cada período possui 20 créditos. O aluno tem a opção de cursar, no mínimo, 20 créditos por período. Assim, o valor do crédito de Publicidade e Propaganda é, hoje, R$ 260,36.
Fazendo o cálculo:
R$ 243,53 (VALOR DO CRÉDITO) x 20 (QUANTIDADE DE CRÉDITOS)
/ 6 (MESES) = R$ 867,87 (MENSAIS)

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