Voltar
NÚCLEO CENTRO CULTURAL JESCO PUTTKAMER

O Centro Cultural Jesco Puttkamer é uma instituição mantida pela Sociedade Goiana de Cultura/Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Sua concepção está fundamentada  na  estrutura organizacional, administrativa, técnica e educacional do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia – IGPA.


O Centro Cultural é um espaço de investigação, conservação, educação, comunicação e lazer, no qual a sociedade/comunidade, através  do discurso expositivo e estratégia pedagógica,   estabelece um diálogo com seus traços culturais realizando uma releitura do passado, solidificando as relações entre o universo patrimonial com aquele que hoje é partilhado como herança cultural e que será legado ao futuro.


O acervo etnológico  é composto por peças oriundas de pesquisas científicas e atividades desenvolvidas pelo IGPA/PUCGoiás, bem como por doações (Jesco Puttkamer, Mário Simões, dentre outros), permuta e compra , como a do indigenista Rômulo P. de Souza , onde a PUCGoiás/IGPA adquiriu cerca de  400 peças, representando 46 nações indígenas, dentre elas: Xavante (MT), Karajá (TO-GO), Yanomani (AM), Wayana-Apalai(PA), Uruweu-wau-wau (RO), Makunadeb(AM), Tapirapé (MT), Bororo(MT), Mynky(MT), Txikão(MT), Kayapó-Metuktire(MT), Kamayurá(MT), dentre outros.


O Centro Cultural Jesco Puttkamer é um lugar em que  se armazena a memória, um lugar para não  se esquecer, em que se traçam identidades étnicas e arqueológicas, em que se inscrevem e se reescrevem o passado e o presente das nações.


O seu espaço expositivo foi projetado para prestar uma homenagem e perpetuar uma arte.  Homenagem  ao grande espírito empreendedor e versátil de Jesco von Puttkamer. A arte, aqui exposta, é a organização da mostra permanente da exuberante e sofisticada cultura material dos índios brasileiros, seu momento arqueológico e sua extensão até os dias atuais.


A exposição permanente tem por objetivo oferecer ao público uma visão global dos modos de vida e dos problemas de sobrevivência que enfrentam -  ontem, como hoje ­– as populações indígenas do Brasil.  E mostrar que, apesar de todos as vicissitudes que sofreram, conservam a alegria de viver e de criar.


O Centro Cultural se propõe, ainda, além da exposição permanente, montar exposições temporárias para que o seu espaço científico, educativo e recreativo realize junto à comunidade goianiense, novas opções de atividades culturais, abrigando eventos artísticos, no sentido de desempenhar de maneira singular o papel de propagador da grande diversidade da cultura regional, nacional e internacional.


O Centro Cultural tem, também,  a missão honrosa de ser a conexão com as várias produções de alto nível científico do IGPA, que há 30 anos vem se dedicando à investigação do Patrimônio Cultural Brasileiro, com uma postura de diálogo e de ações interdisciplinares integrando as áreas do conhecimento da Antropologia, Arqueologia, Documentação Audiovisual e Meio Ambiente.

 

Objetivos
Conservar, preservar e expor o patrimônio/acervo material, ambiental e cultural das sociedades/comunidades, objetivando a criação de um processo contínuo de atualização das nossas manifestações culturais, resgatando nossas tradições, nossa cultura e, consequentemente, revitalizando nossa memória individual e coletiva que constitui a nossa identidade;


Prestar serviços de pesquisa e de extensão  para escolas de ensino fundamental, médio e superior de Goiânia e do interior, promovendo entre crianças, adolescentes e adultos o incansável exercício de reflexão e construção de um pensamento crítico, fundamentado na importância da contribuição das culturas indígenas para a construção de nossa identidade, objetivando a desconstrução de preconceitos e de distorções históricas e educacionais a respeito do indígena brasileiro;


Apresentar através do discurso expositivo, ações educativas e de recreação, os resultados das pesquisas e estudos desenvolvidos pelo IGPA, bem como da sociedade/comunidade, objetivo de suas investigações científicas;


Interagir com a comunidade acadêmica, através de ações educativas/científicas, como fonte de informação e ponto gerador de conhecimentos;


Complementar ensino/aprendizagem, através da educação não formal, possibilitando aos professores e alunos o desenvolvimento de atividades e experimentos fora do ambiente convencional.


 
Endereço: Av. T-3, n. 1732 – Setor Bueno
CEP. 74.210-240 – Goiânia- Go
Fone: 62 3251 0721

 

Coordenação: Professora Esp. Mariza de Oliveira Barbosa

 

Funcionários Administrativos:
Celiomar Rodrigues Silva
Rosângela Barbosa Silva

 

 

Copyrights © 2014 - Universidade Católica de Goiás - Todos direitos reservados.