ORIENTAÇÕES SOBRE AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS

PARA O ALUNO DO CURSO DE PSICOLOGIA

 

 

Apresentação

 

 

O objetivo desse informativo é orientar o aluno quanto à importância das atividades Acadêmico-Científico-Culturais para a formação do profissional de psicologia, bem como esclarecer os critérios para avaliação e aprovação das atividades desenvolvidas pelo aluno e a rotina para o registro e validação dos eventos nos quais ele participou.

 

1-    O que são as atividades Acadêmico-Científico-Culturais?

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais constituem um conjunto de atividades complementares obrigatórias que têm como estimular a prática de estudos independentes e aumentar a autonomia intelectual do aluno. Visam também incentivar uma formação geral do aluno, a qual se faz necessária para desenvolver no futuro profissional a capacidade de enfrentar novos desafios no seu exercício profissional.

As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais referem-se, portanto, a um conjunto de atividades complementares que objetivam enriquecer a formação acadêmica e pedagógica do aluno do curso de psicologia. As atividades complementares integram habilidades relacionadas aos campos do ensino, da pesquisa e da extensão.

 

2-    De quantas horas de atividades Acadêmico-Científico-Culturais devo participar?

 

Todo aluno deverá comprovar a participação em 130 horas de atividades Acadêmico-Científico-Culturais para integralizar sua matriz curricular. Como o Curso de Psicologia está previsto para dez períodos letivos, sugere-se que o aluno participe em 20 horas de atividades complementares, em média, a cada semestre.  É importante, portanto, que o aluno se organize e planeje sua vida acadêmica com o objetivo de não acumular uma quantidade de horas de atividades complementares a serem realizadas num mesmo semestre.

 

 

 

3-    Quando devo participar de Acadêmico-Científico-Culturais?

 

O aluno deverá participar em atividades complementares de ensino, pesquisa e extensão gradativamente, a partir do primeiro semestre do curso. Contudo, é importante que o aluno iniciante escolha atividades compatíveis com seu nível de conhecimento sobre o curso e a própria profissão de psicologia (ver sugestões no quadro a seguir).

 

4-    Como comprovar minha participação em atividades Acadêmico-Científico-Culturais?

 

O aluno deverá se dirigir à Secretaria do Departamento de Psicologia e solicitar o registro das horas referentes ao evento em que participou, apresentando certificado e cópia do mesmo. O pedido deverá ser protocolado nos períodos designados pela Direção Departamental a cada semestre. É recomendável registrar as atividades no mesmo semestre em que foram realizadas ou no máximo no semestre seguinte. Datas para apresentação dos comprovantes:

·         (1º semestre: até 01 de junho)

·         (2º semestre: até 01 de dezembro)

Cabe à Coordenação de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais analisar e avaliar se há pertinência do evento como elemento formador para o exercício profissional do psicólogo. A Coordenação poderá exigir outros documentos se julgar que o requerimento apresentado pelo aluno foi insuficientemente instruído. As atividades avaliadas e aceitas serão formalmente registradas no dossiê do aluno, e divulgadas pelo Departamento ao final do semestre.

 

5-    Em quais atividades Acadêmico-Científico-Culturais posso participar? Quantas horas posso computar para cada atividade Acadêmico-Científico-Cultural de que participei?

 

O aluno poderá participar de atividades oferecidas pela própria Universidade Católica de Goiás ou por outras instituições de ensino, por organizações e entidades de promoção e divulgação de eventos científicos culturais ou órgãos de representação de classe e formação profissional, organizações não-governamentais e da iniciativa privada. A integralização das horas de atividade complementar deverá contemplar pelo menos três áreas distintas da atuação do profissional  de psicologia.

Não há uma correspondência direta entre a carga horária realizada no evento e a carga horária que será computada como atividade complementar. Assim, cada atividade tem um limite máximo de aproveitamento de carga horária conforme a tabela de pontuação a seguir:

 

Quadro das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

 

 

Atividades

Pontuação

1

Participação em eventos de extensão universitária (cursos, palestras, seminários, congressos de natureza acadêmica e profissional na área), realizados na UCG ou em outras instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC, ou ainda outros eventos que venham a ser recomendados pela coordenação do curso.

1 hora de atividade desenvolvida = 1 hora de atividade acadêmica-científico-cultural, sendo reconhecido o máximo de 20 horas por semestre.

 

2

Ministrar ou participar de cursos de extensão relacionados aos objetivos do curso.

10 horas em cada curso e no máximo 20 horas por semestre.

3

Participar em atividades de iniciação científica (mínimo de 68 horas por semestre) realizadas na UCG ou em outras instituições, com a devida comprovação da coordenação do projeto.

30 horas em cada exercício por semestre

4

Atuar como monitor (a) na UCG

30 horas em cada exercício de monitoria

5

Realizar estágio curricular não obrigatório e/ou atividades sociais de caráter sociomunitário, realizadas em entidade legal, beneficente ou filantrópica legalmente constituída.

30 horas em cada semestre de exercício do estágio não obrigatório ou de atividades sociocomunitárias.

6

Apresentar trabalho científico-cultural em âmbito nacional ou internacional, relacionado ao objetivo.

5 horas a cada apresentação

7

Comparecer a defesas de monografia e dissertações.

Cada participação equivale a 1 hora.

8

Publicar em periódico científico, livro, capítulo de livro ou anais, relacionados aos objetivos do curso, como autor ou co-autor.

20 horas reconhecidas por publicação.

9

Receber premiação de trabalho acadêmico

5 horas por premiação