Goiânia, 23 de julho de 2014
Busca

Voltar
Saúde
Aprenda a ingerir remédios da maneira correta

Farmacêutica explica como tomar medicamentos do jeito certo

07/05/2010 18:30:45

Foto: Reprodução

Lorena Fantato – 7º período

                    

                          

Pode repartir o comprimido em várias partes? Pode tomar vários remédios de uma só vez? Há alguma restrição em tomar o medicamento com leite ou refrigerantes? E quanto à bebida alcoólica? Engolir remédio que é mastigável tem diferença? Essas são algumas dúvidas que muitas pessoas têm na hora de tomar algum remédio. Para esclarecê-las, a farmacêutica Lívia Gonçalves conversou com a Católica Digital.

                            

Católica Digital - Há pessoas que só tomam medicamentos com estômago cheio, existe algum problema?

Lívia Gonçalves - Depende. Há medicamentos que o recomendável é ingeri-lo com o estômago cheio, porque podem causar uma irritação gástrica se ingerido com o estômago vazio. Mas é importante prestar atenção no tipo de alimento, na quantidade e na temperatura. Já outros medicamentos devem ser ingeridos no mínimo meia hora antes das refeições, pois, se tiverem interação com os alimentos, a absorção e o efeito serão reduzidos.

                                   

Católica Digital - Tomar remédio com leite ou refrigerantes pode inibir a reação do medicamento?

Lívia Gonçalves - Não é recomendável administrar medicamentos com leite ou refrigerante, pois as bebidas diminuem o pH do estômago, tornando-o mais ácido, o que altera a dissolução do medicamento. O correto é ingeri-lo com um copo de água.

                              

Católica Digital – Ingerir remédio com bebida alcoólica pode alterar a reação medicamentosa?

Lívia Gonçalves - Não é recomendável a administração de medicamentos com bebidas alcoólicas, mas não necessariamente por inibir a ação do medicamento. Existem medicamentos que ao serem administrados junto com bebidas alcoólicas podem ter seu efeito potencializado ou diminuído, vai depender da interação e do medicamento. Calmantes, antidepressivos, ansiolíticos e anorexígenos, por exemplo, quando misturados com bebida alcoólica geralmente tem o efeito potencializado com ação no Sistema Nervoso Central.

                             

Católica Digital - Medicamentos líquidos podem ser tomados com água?

Lívia Gonçalves - Medicamentos líquidos não podem ser administrados com água. Também não é aconselhável tomar qualquer outra bebida após a ingestão do remédio, pois pode ocorrer diluição do medicamente, diminuindo a concentração ingerida. Se houver gosto ruim, recomenda-se colocar um pouco de açúcar ou bala na boca após a ingestão do medicamento.

                                   

Católica Digital - Comprimidos que são para tomar inteiros, quando partidos ao meio ou em mais pedaços, tem alteração no efeito?

Lívia Gonçalves – Sim. Os únicos comprimidos que podem ser partidos ao meio são os que já vêm preparados para isso. Os demais não podem ser partidos, pois podem ter alteração na concentração dos medicamentos, não surtindo o efeito necessário.

                             

Católica Digital - Comprimidos mastigáveis podem ser tomados sem mastigar?

Lívia Gonçalves - Não, pois se diz que é mastigável é porque a dissolução e absorção já começam na boca e se for engolido antes da mastigação pode retardar ou alterar a dissolução e absorção.

                           

Católica Digital - O medicamento tomado em horários diferentes do recomendado pode atrapalhar o efeito?

Lívia Gonçalves - Pode sim. Tem que seguir a posologia recomendada e os horários de forma correta, pois altera sim o efeito desejado, principalmente se for antibiótico. Este não pode sair do horário de forma alguma, pois atrapalha o tratamento todo.

                              

Católica Digital - Há alguma restrição em misturar remédios?

Lívia Gonçalves – Só é possível administrar medicamentos juntos desde que não tenha interação medicamentosa entre eles. Para saber isso, deve-se questionar o médico ou o farmacêutico sobre as possíveis interações dos medicamentos. Na verdade, em caso de dúvidas, tudo pode ser esclarecido por esses profissionais.

                        

                              

Copyrights © 2014 - Universidade Católica de Goiás - Todos direitos reservados.