Goiânia, 25 de outubro de 2014
Busca

Voltar
Universidade
Alunos destacam dificuldades que tiveram durante elaboração de TCC

“Quando o aluno vem para fazer um projeto experimental, geralmente as ideias deles são muito amplas. Ele quer abraçar o mundo e fazer várias coisas”, diz coordenadora de jornalismo

08/12/2009 12:37:27

Tássia Fernandes – 6º período

             

                     

A graduação é composta por diversas etapas. A última delas é a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Nos meses de novembro e dezembro, os alunos que estão prestes a se formarem finalizam o trabalho que posteriormente é avaliado pelos professores. Mas esta finalização nem sempre é fácil.

                     

Sabrina Moreira, coordenadora do curso de jornalismo da PUC-Goiás, diz que a maior dificuldade que ela percebe nos alunos é a de delimitar o que será pesquisado. “Quando o aluno vem para fazer um projeto experimental, geralmente as ideias dele são muito amplas. Ele quer abraçar o mundo e fazer várias coisas”. A coordenadora lembra que são apenas seis meses para conclusão do projeto, portanto é preciso fazer um recorte a partir das ideias que surgem. “A dificuldade é determinar um trabalho que possa ser executado dentro do prazo e das condições materiais que você tem”.

                            

Para Nayara Mendonça, do curso de publicidade, a maior dificuldade encontrada durante a elaboração do TCC foi organizar as informações. “Como é um trabalho acadêmico e tem que seguir as normas da faculdade, a disposição das informações influencia muito, pois às vezes o trabalho pode ficar confuso e os avaliadores podem achar que está fora de ordem”.

                      

Já a acadêmica Josiane Santos, de jornalismo, revela que sua maior dificuldade na elaboração do livro reportagem, que produziu junto com alguns colegas, foi a apuração das fontes. “O livro conta a história de um rapaz que morreu por causa da leucemia, então é um assunto polêmico. Muitos médicos não quiseram falar e a família não queria que entrevistássemos o pai do rapaz. Essa foi a principal dificuldade”.

                    

Leydiane Alves também produziu, em grupo, um livro reportagem. O trabalho relata a história de Leonardo Pareja. A estudante conta que passou pelo mesmo problema de Josiane, a dificuldade de falar com as fontes. “A maioria das pessoas que precisávamos entrevistar são juízes e desembargadores, então, eram pessoas de difícil o acesso”. Para Leydiane, a parte monográfica do trabalho também trouxe algumas dificuldades. “É complicado você ter que diferenciar livro reportagem, estilo literário e outros pontos do trabalho”.

                          

Lado positivo

Apesar das dificuldades, os alunos reconhecem a importância da elaboração do TCC. “A grande importância do projeto na graduação é que não saímos cru da faculdade. Por mais que agente não enfrente o mercado de verdade, saímos daqui sabendo como é enfrentá-lo”, afirma Nayara Mendonça. O colega de grupo, Pedro Simon, concorda. “Entendemos como o mercado funciona e como podemos atuar nele, pois fugimos um pouco da teoria e começamos a trabalhar na prática”.

                        

Josiane Santos acredita que o TCC é importante para que o aluno possa demonstrar o que aprendeu e quais são suas áreas de interesse, já que no curso de jornalismo é possível optar por outros projetos além da monografia como, por exemplo, livro reportagem, documentário e revista.

                        

Para Leydiane Alves, o projeto é a realização de um sonho. “Estamos concluindo e foi tudo dando certo. Estamos fechando o curso de jornalismo com algo grande. O nosso orientador disse, inclusive, que o livro tem chances de ser publicado e isso é muito gratificante”, destaca.

                      

Copyrights © 2014 - Universidade Católica de Goiás - Todos direitos reservados.