BOLSAS

A Coordenação de Assuntos Estudantis - CAE, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão  e Apoio Estudantil - PROEX é responsável pela coordenação e execução da Política de Assistência Estudantil da PUC Goiás.

 

Compete à CAE:

- Desenvolver programas, projetos, pesquisas e ações que visam a garantir a permanência do aluno na PUC Goiás até a conclusão do seu curso, bem como sua integração à vida universitária, proporcionando-lhe, assim, condições favoráveis à sua formação acadêmica e profissional;

- Coordenar as ações de apoio e subsídio às atividades estudantis  e de acompanhamento e articulação com o movimento estudantil organizado, representados, institucionalmente, pelo Diretório Central dos Estudantes - DCE e Centros Acadêmicos - CA’s;

- Coordenar o Programa de  Acompanhamento de Egressos da Católica, visando à  formação continuada e reinserção dos ex-alunos à vida acadêmica;

 

PROGRAMAS E PROJETOS

 

Acesso, permanência e apoio ao desenvolvimento da vida acadêmica dos alunos da PUC Goiás.

 

- Bolsas Acadêmicas

 

Bolsa de Incentivo à Cultura - BIC

Destinada ao incentivo e participação dos alunos pela prática artística e cultural (dança, teatro e coral, fotografia, cinema, arte aplicada, pintura e desenho) da 2ª a 6ª parcela. Informações na Coordenação de Arte e Cultura - CAC ou pelo telefone: 3946-1620.

 

Bolsa Monitoria

A monitoria é um processo acadêmico-educativo, cujas atividades são realizadas de forma conjunta entre professor e aluno. Os alunos são selecionados pelos departamentos de cada curso e recebem Bolsa da 2ª a 6ª parcela. Informações na Coordenação de Assistência Estudantil - CAE ou pelo telefone: 3946-1445.

 

Bolsa Iniciação Científica - BIC/PROPE

A PUC Goiás disponibiliza anualmente vagas para alunos da graduação que queiram participar de Projetos de Pesquisa. As inscrições são realizadas somente no mês de abril na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PROPE. Informações pelo telefone: 3946-1070 ou 3946-1073.

 

- Bolsas de Assistência Estudantil

 

Programa Universidade para Todos - PROUNI

É um programa destinado à concessão de bolsas de estudos para alunos de cursos de graduação, não portadores de curso superior e oriundos de escolas públicas ou bolsistas integrais de escolas particulares. O processo seletivo é realizado com base na nota obtida pelo aluno no ENEM - Exame Nacional de Ensino Médio. Informações no site: www.mec.gov.br/prouni, ou pelos telefones: 0800- 616161 ou 3946-1301.

 

Bolsa Universitária  - OVG

A PUC Goiás mantém convênio com a Organização das Voluntárias de Goiás - OVG e os alunos selecionados recebem bolsa da 2ª a 6ª parcela, devendo, em contrapartida prestar serviços em órgãos públicos e ou Instituições. Maiores informações: Rua T-14, n.º 249, Setor Bueno ou pelos telefones: 3201-9456, 3201-9477, 0800-629413 e pelo site: www.ovg.org.br.

 

Bolsa Prefeitura Municipal

Concedida pelas Prefeituras que disponham de legislação específica que permita a destinação de recursos para bolsas de estudos para alunos do Município que estudam na PUC Goiás. Mais detalhes...

 

Bolsa Empresarial

Conforme Lei nº 9.249/95 Empresa legalmente constituída poderão fazer doações que serão deduzidas no Imposto de Renda e convertidas pela PUC de Goiás em Bolsas de Estudos. Ler informativo aqui, mais informações pelo telefone 3946.1062, 1063 ou 1186. Mais informações

 

- Financiamentos

 

Crédito Educativo Interno - CEI

Programa de crédito próprio da PUC Goiás e administrado pela Fundaplub. Os alunos da graduação e dos mestrados poderão usufruir até 50% do valor de suas mensalidades, exceto a 1ª parcela, a partir da data de concessão do financiamento determinada pela PUC Goiás/Fundaplub. Há exigência de fiador e o aluno contemplado terá um ano de carência após a conclusão do curso ou afastamento da Instituição para iniciar o reembolso. Informações pelo telefone: 3946-1184 ou 3946-1132.

 

Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - FIES

 

>> Cartilha <<


Programa do Ministério da Educação - MEC destinado a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação, com avaliação positiva pelo ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Podendo financiar até 100% do valor de suas mensalidades, o financiamento começa a ser amortizado após 18 meses da conclusão do curso, com a taxa de 3,4% ao ano. Informações e Inscrições pelo site do MEC: www.mec.gov.br ou www.fnde.gov.br ou pelos telefones: 3946-11303 ou 3946-1186 ou 0800616161.

 

Crédito Universitário PRAVALER

Programa mantido através da parceria PUC Goiás/PRAVALER. No programa PRAVALER, o aluno paga 50% da mensalidade durante o curso e 50% depois de formado. É necessário fiador e não há período de carência. Informações: www.creditopravaler.com.br ou pelo telefone: 0800-7035013. Mais detalhes...

 

- Benefício-Família

É um desconto destinado a famílias que têm mais de um estudante matriculado na Instituição: conjugês, irmãos, pais e filhos. Somente para acadêmicos da Graduação. Informações no Setor de Negociação, na Área II ou pelo telefone: 3946-1600.

 

- Programa de Moradia Estudantil

 

A Católica construiu e mantém a Casa de Estudantes Universitários - CEU II com recursos próprios, no sentido de oferecer moradia a estudantes universitários, oriundos do interior de Goiás e outras localidades, com comprovada carência socioeconômica e regularmente  matriculados em cursos de graduação e não portadores de curso superior. Semestralmente ocorre o Processo de Seleção de Novos Moradores. As inscrições são realizadas na CEU II e as entrevistas pelos Setores de Serviço Social e de Psicologia da CAE. Informações pelo telefone: 3946-1416.

 

- Programas de Qualidade de Vida Acadêmica

 

Ingressar no ensino universitário é um momento em que um jovem adulto pode se ver diante de múltiplos desafios, tais como: estabelecer novas relações interpessoais, adaptar-se a novas exigências culturais, intelectuais e acadêmicas próprias de sua área de formação, tornar-se autônomo na gestão do tempo e de sua vida financeira e, em muitos casos, adaptar-se a viver longe do grupo familiar e social de origem etc. O acadêmico da PUC Goiás que estiver com dificuldades para enfrentar tais desafios, pode contar com os serviços do Programa Qualidade de Vida Acadêmica oferecidos pela PROEX/CAE.

O Programa Qualidade de Vida Acadêmica abriga dois sub-programas:

Orientação e Apoio Psicológico Individual

Atendimento ao acadêmico para orientação e apoio psicológico individual breve, que objetiva ajudar o estudante na compreensão das dificuldades que estejam afetando sua integração e/ou processo de aprendizagem, contribuindo assim para sua permanência com condições para um bom aproveitamento das oportunidades oferecidas pelo meio acadêmico.

Para participar o acadêmico deve comparecer à recepção da CAE (Área IV, Bloco A), preencher uma ficha de inscrição e agendar um horário para entrevista de triagem.
           Dependendo do perfil socioeconômico e da dificuldade identificada, o acadêmico poderá continuar sendo atendido na própria CAE ou ser encaminhado para atendimento por profissionais conveniados com a PUC Goiás, que cobram valores compatíveis com a condição socioeconômica do acadêmico. (clique aqui para ver a lista de conveniados)



Grupos Psicoeducativos

 

  1. Desenvolvimento de Habilidades Para Comunicação Interpessoal e em Público;
  2. Desenvolvimento de Habilidades Acadêmicas
  3. Oficinas Temáticas

 

Os grupos são formados a cada semestre por estudantes dos diversos cursos da PUC Goiás, de acordo com a demanda. Tem como principais objetivos possibilitar o autoconhecimento e a aprendizagem de habilidades socioemocionais e comportamentais que possibilitem maior segurança e manejo da ansiedade. Todas essas habilidades são importantes recursos que ajudam a prevenir e viabilizar o enfrentamento de situações problemáticas nos diferentes contextos de vida e possibilita que o acadêmico usufrua plenamente de seu potencial de aprendizagem.

A recepção da CAE recebe inscrições para os grupos a cada início de semestre. As datas são divulgadas no calendário acadêmico da instituição, por meio de cartazes, e-mails e avisos no site da PUC Goiás.