Projeto Tiisa

 

TIISA
Fundação Aroeira e Triunfo Iesa Infra-Estrutura S/A. assinam contrato
 
Em 21 de Fevereiro de 2011, a Fundação Aroeira e Trinfo Iesa Infra-Estrutura S/A. assinaram contrato de prestação de serviços tendo como objeto do contrato o levantamento arqueológico na área de impacto da obra denominada “CANTEIRO DE OBRAS TIISA TRIUNFO IESA INFRA-ESTRUTURA S/A.” de construção da Ferrovia Norte-Sul, trecho: Outo Verde de Goiás-Estrela D’Oeste, em uma área de aproximadamente 329.000 km (Trezentos e vinte e nove mil  quilômetros).

 

O serviço descrito no objeto do presente Contrato abrangerá as atividades que se fizerem necessárias para o desenvolvimento do levantamento arqueológico desta área acima especificada:

 

 

1)   Obtenção de autorização do IPHAN para o desenvolvimento da pesquisa arqueológica na região;

 

2)   Realização do levantamento arqueológico por amostragem nas áreas de influência direta do canteiro de obras;

 

3)   Caracterização de todos os eventuais sítios encontrados, estimando a quantidade de sítios arqueológicos ameaçados;

 
4)   Realização de uma unidade de escavação amostral (corte – teste), com o objetivo de estabelecer as dimensões do sítio, sua distribuição na área, seu grau de preservação, espessura do depósito e profundidade, assim como caracterizar os tipos de objetos culturais que neles ocorrem;
 
 
5)   Levantamento de áreas ambientais, como jazidas líticas e depósitos de argila qu poderiam ter servido aos grupos pré-históricos e históricos para manufatura de seus instrumentos líticos e vasilhames cerâmicos;
 
 
6)   Documentação de todas estas atividades;
 
 
7)   Inventariado de todo material arqueológico coletado no corte – teste, de modo a compor um banco de dados digital de toda a coleção;
 
 
8)   Elaboração de um relatório final de levantamento; bem como as demais atividades que se fizerem necessárias para o levantamento arqueológico da referida área.
 
 
 
O prazo para execução das atividades prevista será de 28 dias
 
 
 
Resultado do Projeto:
 
 
  • Foi encaminhado a Triunfo Iesa Infra-EstruturaS/A, em Abril/2011, o relatório técnico referente ao levantamento arqueológico, nas áreas onde serão implantados os Canteiros  de obras para construção da Extensão da Ferrovia Norte-Sul (FNS) na Cidade de Iturama / MG.
 
 
  • Este projeto de pesquisa se insere na legislação brasileira ( Constituição da República, artigos 20, 23, 30, 216 e 223; Leis Federais n° 3.924 de 26/07/61, n° 6.766 de 19/12/79 e n° 6.938  de 31/08/81 e resolução CONAMA 001 1986).
 
 
  • A equipe buscou informação oral, mas nada foi apurado, devido à falta de informação dos proprietários ou moradores locais, a atividade local é da pecuária.
 
 
  • Foram feitas linhas com transects verticais e horizontais com espaçamento de 50 metros entre as sondagens, e abertura de poços de sondagem com 50 cm² chegando à profundidade de 50 centímetros.
 
  •     Para avaliar e caracterizar possíveis sítios arqueológicos no terreno do empreendimento a metodologia adotada foi à sistemática seguida de caminhamento na área.
 
  •      As investigações arqueológicas ocorreram dando ênfase nas sondagens padronizadas. Durante a investigação não foi encontrada nenhuma ocorrência de estruturas, vestígios ou material arqueológico que se permitam caracterizar ou associar a cultura pretérita.
 

 

 

Copyrights © 2014 - Fundação Aroeira - Todos direitos reservados.